Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Comunicação Visual
  • Decoração
  • Vitrines
  • Displays
  • Visite nosso site
Início A história da Comunicação Visual no mundo
Site Comunicação Visual

A história da Comunicação Visual no mundo

Marcos Funcke 24 de janeiro de 2018 Home

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesse post vamos contar a história da comunicação visual e como surgiu a apaixonante técnica de comunicar por meio de ícones.

Então, se você é apaixonado por comunicação, ou apenas quer entender um pouco melhor sobre esse universo, segue a leitura.

Em 1919, Walter Gropius (1883 – 1969), que foi um dos principais arquitetos do século XX, juntou-se com outros artistas e colegas arquitetos para criar a DAS STAATLICHE BAUHAUS (do alemão livre “casa estatal de construção”), que era uma escola que revolucionou o ensino.

Este foi um elemento importante para a história da comunicação visual. Lá ensinava-se pintura, arquitetura e escultura.

O currículo elaborado para o ensino da instituição viria, mais tarde, a ser a base de criação para artesãos e designers.

A tecnologia modernizou a arte, possibilitando a criação de novas técnicas e fabricação de aprimorados equipamentos.

(Tá, mas…)

História da comunicação visual: Por que comunicar?

A Comunicação é um mecanismo indispensável para a sociedade.

Por meio dela, é possível compartilhar informações e emitir mensagens que precisam ser recebidas pelo outro.

Cada elemento que emitimos para comunicar é chamado de signo: a palavra – da fala e da escrita – é um signo, uma marca é um signo; um slogan é outro signo, um desenho é um signo, uma foto é um signo, uma cor é um signo.

Assim por diante.  

Signo é cada parte daquilo que emitimos para informar a mensagem.

 (Tááá… Nós sabemos que você não quer ser um especialista em Comunicação agora! Vamos adiante…)

Como comunicar, então?

É possível comunicar uma mensagem por meio de signos verbais e gráficos e isso ficou claro ao longo da história da comunicação visual.

É pela expressão “comunicação visual” que chamamos a maneira de se comunicar apenas por meio da segunda opção: elementos gráficos e componentes visuais.

São exemplos disso as placas sinalizadoras indicativas, as placas de trânsito, as cores do semáforo, os anúncios, etc.

Por que escolher a Comunicação Visual?

Entendemos da história da comunicação visual o seguinte: o diferencial da Comunicação Visual é transmitir mensagem de forma instantânea e universal, já que não há barreiras para os elementos gráficos, os quais são identificados e compreendidos, independentemente de idiomas falado ou escrito, por exemplo.

Se, mesmo depois de conhecer a história da comunicação visual, os seus porquês ainda são muitos e você não sabe por qual razão deveria investir em Comunicação Visual, preparamos um material infográfico para acabar com as suas dúvidas. Veja abaixo.

história da comunicação visual

A Pino oferece em um só lugar diversas soluções para executar os seus mais variados projetos de comunicação visual e decoração de ambientes. Dispomos das mais avançadas tecnologias de impressão digital, corte e marcenaria para entregar qualidade com velocidade nos mais variados volumes de pedidos.

Curta nossa página no Facebook  e nosso Instagram  fique por dentro das nossas novidades.

Leitura focada

Sobre Marcos Funcke

Marcos Funcke

Marcos Sperb Funcke é Bacharel em Administração, Fundador e diretor da Pino Ambientação Visual desde 1997 e compartilha neste blog dicas e informações sobre o mercado de Comunicação Visual.

Artigos relacionados

  • serviço de Comunicação Visual

    Serviço de comunicação visual: Quando e como comprar no e-commerce da PINO?

  • Nova ambientação digital na Pino

  • Quais são as cores para vitrines da temporada primavera verão?

    Quais são as cores para vitrines da temporada primavera verão?

  • comunicação visual para festas e eventos

    Comunicação visual para festas: 5 eventos inspiradores que tiveram letras-caixa na decoração

  • Design multissensorial para lojas

    Design multissensorial para lojas: Como utilizar a ambientação visual para melhorar a experiência de compra dos seus clientes (e vender mais!)

  • vitrine primavera verão

    Vitrine Primavera Verão: 6 elementos para trabalhar na ambientação da sua loja nesta temporada

Artigo anterior Comunicação visual para arquitetos: 8 livros que todo Arquiteto precisa ler
Próximo artigo Lojas conceito: Como criar uma experiência visual única para impulsionar o meu negócio?

Siga-nos!

Categorias

  • Comunicação Visual
  • Criações
  • Decoração
  • Design
  • Displays
  • Divulgação
  • Eventos
  • Home
  • Letreiro Neon
  • Neon
  • Portfolio
  • Sem categoria
  • Sinalética
  • Soluções COVID-19
  • Vitrines

Comentários

    Siga-nos!

    CONTATO

    Av. das Indústrias 1290 /  Pavilhão 3 Bairro: São João Porto Alegre – RS  / Cep: 90.200-290
    (51) 3012.9090 contato@nucleopino.com.br
    Clique aqui e envie sua mensagem

    Copyright © 2022 · © Todos os direitos reservados

    • Home
    • Comunicação Visual
    • Decoração
    • Vitrines
    • Displays
    • Visite nosso site